O que é um Designer Instrucional – DI?
A palavra “design” tem origem na língua inglesa e significa “projetar, com-
por de maneira visual ou praticar um plano intencional” (AZEVEDO, 2006).
No contexto instrucional, o termo “design instrucional” se refere ao dese-
nho, ao ato de planejar, de criar a solução educacional. Já o designer ins-
trucional (DI) é o profissional que, utilizando seus conhecimentos pedagó-
gicos e gerenciais, desenha e desenvolve as soluções educacionais para
que determinado conteúdo possa ser mais bem explorado e aprendido
pelos alunos. Portanto, fique atento: quem desenha a instrução é o desig-
ner instrucional; ele é o profissional responsável pelo design instrucional.
Esse profissional também é denominado designer educacional (DE).
Dessa maneira, o designer instrucional é o responsável por apoiar
pedagogicamente os projetos instrucionais, bem como a equipe
multidisciplinar (professores, tutores, gestores, designers gráficos,
web designers, programadores, entre outros) – especialmente nas
etapas de planejamento, desenvolvimento e avaliação –, de modo
que o conteúdo do curso seja motivador e propicie ao aluno a cons-
trução colaborativa do conhecimento mediado por tecnologias.
(CHAQUIME; FIGUEIREDO, 2013, p. 4)
O DI não é o único tipo de profissional do qual se espera
que domine áreas de conhecimento diferentes. Esse perfil de formação
multifocada é cada vez mais presente. Isso, pois profissionais de talentos
múltiplos são, hoje, centrais no desenvolvimento de muitos processos iremos apresentaras principais funções para o DI:
• estabelece um cronograma para planejamento e execução de um
projeto pedagógico;
• conhece o perfil dos discentes e o seu contexto de aprendizagem;
• apoia o professor nas definições dos objetivos, dos conteúdos, das
atividades propostas e das avaliações da aprendizagem;
• adapta, ao planejamento, as tecnologias disponíveis, equilibrando
atividades individualizantes e colaborativas;
• revisa todo o conteúdo e os enunciados das atividades propostas,
propondo uma linguagem dialógica para facilitar o aprendizado;
• propõe mídias diversificadas de acordo com o tipo de conteúdo, em
especial aos conteúdos considerados mais complexos;
• acompanha a disciplina e/ou o curso, do momento do seu
planejamento até a sua avaliação.
O design instrucional e sua aplicação multidisciplinar
Psicologias: do comportamento; do desenvolvimento humano; e
social e cognitiva
Comunicações, mídias audiovisuais, gestão da informação e ciência da
comunicação
Abordagem sistêmica, gestão de projetos e engenharia de produção
AZEVEDO, Wilton. O que é design. São Paulo: Brasiliense, 2006. (Coleção Primeiros Passos, v. 211).
CHAQUIME, Luciane Penteado; FIGUEIREDO, Ana Paula Silva. O papel do designer instrucional na elaboração de cursos de educação a distância: exercitando conhecimentos e relatando a experiência. 2013. In: X CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTANCIA – ESUD, 2013, Belém. Anais… Belém: UniRede, 2013. p. 1-15. Disponível em: . Acesso em: 30 ago. 2018.